Não leia se, tudo bem, ter os dados da sua máquina roubados

Acredito que você deve ter ficado sabendo da onda Hacker que afetou milhões de computadores nos últimos dias, roubando dados e exigindo valor financeiro para o resgate… (em dólar tá!).

Então, acho que está na hora de você entender que não é “apenas um usuário” e que está (parcialmente) equivocado ao pensar “Ah, o T.I é que tem que se preocupar com isso!”

Eu até entendo esse pensamento, o problema é que alguns usuários saem visitando tudo quanto é site, querendo pegar aquele filme/mp3/jogo piration e, assim, se submetem a clicar em links perigosos e até instalar programas supeitos. Esse é só um exemplo de uso inadequado do computador.

Sem mais delongas, seguem minhas recomendações como T.I:

  • Salve os arquivos relevantes SEMPRE no servidor (uso corporativo) ou em alguma “nuvem” (Google Drive, Dropbox, OneDrive, etc)
  • Se você tem programas da Receita Federal ou outros cujos dados são relevantes, “pelamordeDeus”, entenda que os dados não vão se salvar sozinhos no lugar certo, use a opção de backup oferecida pelo próprio programa – aí você guarda os arquivos no servidor ou nuvem.
  • A maioria dos sites de filmes online, downloads de série, mp3, vídeos, jogos e outros vão redirecionar você para clicar em algum link duvidoso ou até a instalar programas. Realmente vale a pena arriscar sua conta bancária, seus dados, toda a rede da sua empresa/escritório para isso?!?!
  • Links e anexos em e-mails, apenas se você tiver esperando, do contrário, não abra/clique de jeito nenhum.

Pra quem gosta de mais detalhes, porque recomedamos salvar no servidor ou nuvem:

Os servidores (pelo menos os que eu configurei…rsrsr) e as nuvens estão equipados com tecologia de backup rollback, isto é, você é capaz de voltar no tempo um arquivo, recuperando assim versões anteriores. Dessa forma, ainda que sua máquina tenha sido infectada por um vírus desse que rouba dados, você conseguiria recuperar todos os seus dados facilmente, sem ter que pagar os tais dólares que estão pedindo.

Se quiser saber mais, dá uma conferida nesse vídeo do Olhar Digital: https://tv.uol/zaXu

Um forte abraço.


Deixe um comentário

Se não for incômodo, clique para nos dar seu apoio.



Se não for incômodo, clique para nos dar seu apoio.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aquela coisa chata pra saber que você não é um robô :]