Estamos adoecendo na frente do computador!

Já notou quanto tempo ficamos sentados por dia!?

Computador, celular, salas de espera, trânsito e várias outras situações deixam muito tempo nosso corpo quase na inércia. E isso faz mal!? Pode conversar com qualquer médico que todos serão unânimes em dizer que “Sim!”.

Ah, mas eu faço academia/caminhada a noite!

Certo, mas passar “o dia” sentado e caminhar por 30min/1h é o mesmo que pedir um super mega blaster hamburguer e uma coca diet pra não engordar – resposta de um Dr.

Reuni algumas observações médicas que eu recebi sobre o excesso de tempo na frente do computador ou similares, e quero compartilhar com você. Veja o que eles disseram:

  • Os olhos quase não se mexem na frente da tela e quase não se pisca. Deveríamos piscar uma vez a cada três segundos, segundo alguns especialistas. Devido muitas horas na frente da tela, mesmo fora dela, a frequência com que piscamos é afetada (diminui) e isso pode gerar problemas entre 10 a 15 anos.
    Recomendação: Fechar os olhos por 20s, piscar 20x, mover os olhos para todos os extremos (esquerda, direita, cima, baixo) e focar em algum objeto mais distante.

     

  • Dificilmente nos mantemos com a postura adequada por tanto tempo quando estamos sentados.
    Recomendação: Levantar e se alongar-se, como se fosse para uma caminhada.
  • Quase não bebemos água durante o dia. Já viu o que acontece num aquário em que a água não é trocada?!
    Recomendação: Tome um gole d’água. De preferência, levante-se e vá beber ao invés de usar uma garrafa ao lado do computador. Não precisa estar com sede, isso é para manter seu corpo hidratado. Quanto a quantidade diária, observe a cor da urina, o ideal é que não esteja nem transparente demais e nem amarelada demais.
  • Respiramso mal e respiramos apressados. Qual foi a última vez que você conscientemente percebeu que estava respirando?
    Recomendação: Inspirar fundo, segurar 5s e soltar lentamente o ar. Respirar fundo vai renovar o ar nos pulmões e cérebro, diminuindo o desgaste físico.

    Quase não nos movimentamos. A estrutura do corpo humano pede por movimento. Nunca, na história, o homem ficou tanto tempo parado, quase em inércia.

    Recomendação: Se tiver como, se agache! Sim, ficar de cócoras! Além disso, sair e dar alguns passos. SE MEXA!

Enfim… É só parar para pensar um pouco e perceber que esse nosso comportamento chegou junto com o avanço da tecnologia. Bem, não vou me aprofundar nos sintomas medicinais pra não falar besteira, mas se você, assim como eu, quer ficar mais atento a sua saúde na frente do computador, veja essa dica:

Há uma extensão (plugin) que você pode facilmente adicionar ao seu navegador Google Chrome que vai te lembrar quando você já estiver a 60min na frente do computador. Parece uma coisa simples, mas é incrível como ficamos presentes para isso e nos sentimos mais motivados e, principalmente, no final do dia, nosso corpo não se sente esgotado.

Esse é link para o plugin.

Basta adicionar ao Chrome. Logo depois, você clica (normal) com o mouse na extensão,
vão aparecer algumas opções para personalização. Eu deixei o meu assim:

 

Fique a vontade para pesquisar mais sobre o assunto. Espero ter ajudado, de alguma forma, a melhorar o seu dia a dia.

Grande abraço e SAÚDE a todos!


Deixe um comentário